Natal indiano em Lisboa via Zoom

Já viajei até à Índia na companhia de livros (Uma Ideia da Índia, de Alberto Moravia, foi a última leitura; o romance Mão Morta Um Crime em Calcutá, de Paul Theroux, deverá ser a próxima), através de relatos e fotografias de outros viajantes (no Viajar Entre Viagens há sugestões de roteiros e também dez conselhos essenciais para quem vai viajar para a Índia pela primeira vez) ou recentemente através de um inesquecível xec-xec, um caril de caranguejo com coco que integra o menu do Jesus é Goês, em Lisboa.

No próximo sábado, é através da gastronomia que regresso "à nação mais original de toda a Ásia" (na opinião do italiano Moravia). A associação cultural ISHA - Artes, que promove actividades relacionadas com o país e a comunidade indiana a residir em Portugal, associa-se à Câmara de Lisboa e à EGEAC e realiza, no âmbito do programa Lisboa na Rua - Natal em Lisboa, o workshop de gastronomia Natal Indiano. A lista de ingredientes já foi enviada para os participantes até agora inscritos e no dia da actividade, orientada por um chef  do restaurante Calcutá, é só juntar tudo para confeccionar onion bhaji, uma espécie de bolinhas fritas que serão feitas com farinha de grão (em Moçambique chamam-se badjias e normalmente são feitas com farinha de feijão nhemba), vindaloo, um caril goês com carne de porco, laccha paratha, que é um pão indiano, e kalkal, uns bolinhos que levam leite de coco e baunilha. As iniciativas da associação relacionadas com o Natal terminarão no dia 19 com um serão de dança clássica indiana que terá transmissão online. Às 21h, nas redes sociais da ISHA - Artes e da Cultura na Rua EGEAC.



As inscrições para o Natal Indiano, que decorrerá a partir das 16.30 via Zoom, podem ser feitas para o e-mail info@ishartes.pt. Os ingredientes, como a farinha de grão amarelo, as sementes de ajwain ou a manteiga purificada ghee, podem ser comprados, em Lisboa, no Martim Moniz ou nas lojas indianas da Rua Morais Soares.

A programação completa do Natal em Lisboa está disponível no site da EGEAC. Há concertos (o de dia 16 no Cinema São Jorge é dedicado a Johann Sebastian Bach), sessões de leitura no Teatro do Bairro, uma oficina para famílias com crianças no dia 20 e um Calendário do Advento todos os dias às 18h.


Comentários

Mensagens populares