#5 Notas de um regresso a Moçambique – Um almoço no Clube Naval e outro no Marítimo
Regressar a Maputo é também um regresso ao Campo di Mare e à sua fritura mista de peixe e camarão e aos seus gelados artesanais. Ou à salada de caranguejo e às amêijoas com vinho branco. O Campo di Mare, que se apresenta nas redes sociais como "italiano de nome e moçambicano de coração", fica à beira mar, no Clube Marítimo de Desportos, um clube fundado em Maio de 1948 e onde se podem praticar as modalidades de vela, canoagem, natação e pesca desportiva. Tem à frente o chef moçambicano Vasco e também o chef italiano Rocco Felice Ciucciomei, sempre vestido com uns outfits que em Moçambique se poderiam considerar maningue nice e que é capaz de vir à mesa pôr na ordem alguém que se atreveu a pedir queijo para uma massa com marisco.
No Clube Naval de Maputo, fundado em 1913 com o nome de Grémio Náutico de Lourenço Marques, fica agora o Calypso (no lugar do antigo Cais 66), que foi uma estreia neste 23º regresso a Moçambique. Fui almoçar na companhia de Sérgio Veiga, que é o sócio número oito e também antigo comodoro de um clube mais que centenário e que continua a organizar regatas, concursos de pesca, aulas de natação e de judo ou actividades de mergulho. No que respeita ao restaurante, tem este pratos de marisco, peixe ou combinados de sushi. Soube, já depois de lá ter estado, na esplanada à beira mar, que é o Calypso gerido pelo grupo italiano que toma conta do Campo di Mare e também do Campo di Fiore, no Parque dos Cronistas, mais conhecido por Parquinho. Mas não chegou o seu polvo à lagareiro para destronar o Campo di Mar do primeiro lugar no top (ou talvez do top 3) dos melhores restaurantes da capital.
![]() |
| Todas as fotografias são do Clube Naval |
O Calypso, no Clube Naval de Maputo, fica no número 1877 da Avenida da Marginal e pode ser contactado, para reservas e mais informações, pelo telefone +258 875710190. O Campo di Mare, no Clube Marítimo de Desportos, fica um pouco mais à frente para quem vem da cidade, no número 5714 também da Avenida da Marginal, e aceita reservas pelo +258 846844374.
O Botânica, no bairro de Sommerschield (4,6 de avaliação no Tripadvisor), o Zambi, com os seus imperdíveis rabinhos de lagostim (4,3), o Lugar e Meio, bom para partilhar petiscos, (4,9), ou o Lumma, que se apresenta como o novo oásis de Maputo (4,7 no Google), são alguns dos restaurantes de Maputo que vale a pena conhecer ou a que é bom regressar.






Comentários
Enviar um comentário