Maputo: às compras no Mercado Municipal

Já passava das duas da tarde quando fiz feliz a Dona Carlota, uma vendedora muito velhinha do mais que centenário Mercado Municipal de Maputo, que foi inaugurado em 1901, ao comprar-lhe quatro quilos de maracujás, todos os que tinha na banca. Tão feliz que me fez um desconto, me ofereceu o raminho de coentros que hei-de usar no guacamole e no final me agarrou na mão e me disse o seu nome. Também lhe comprei algumas mangas, tão doces, três ou quatro abacates, uns mais maduros para esmagar, outros mais verdes para salada, e duas papaias para o jantar. Noutra banca comprei umas malaguetas, que hão-de em breve viajar para Portugal.
E ontem, ninguém me chamou Menina Europa, o nome mais original que já por ali ouvi, mas é claro que não escapei a uns quantos "mãe" e "mamã" e a uma ou outra oferta de ajuda para transportar os "plásticos". No final, aceitei e reparti com o Pedro, que se apresentou mal entrei, o transporte de tudo até ao carro. Não sem antes tirar a fotografia da praxe aos cestos de piri-piri, que pelo menos desde 2013 dão cor a um dos corredores do mercado.


14 de Fevereiro 2017

9 de Abril de 2016

14 de Novembro de 2015

A polpa de alguns dos maracujás será congelada em cuvettes e irá sendo usada em batidos, sumos ou para servir com gin e água tónica.

Para fazer o guacamole são precisos um ou dois abacates maduros, que se esmagam com um garfo, um ou dois tomates partidos aos bocadinhos, uma cebola também partida, coentros picados, um pouco de sumo de limão, sal, pimenta e malagueta a gosto. Pode ser acompanhado por tostas ou nachos (em Maputo só os encontro com sabor a queijo e com muito sal) ou por rodelas de madumbe fritas. Este é um legume que também se vende no mercado e que provei pela primeira vez numa visita à Gorongosa, num acampamento no meio do mato, justamente para acompanhar esta espécie de salada mexicana.

As papaias podem ser usadas para fazer uma refeição fresca. Abrem-se ao meio, limpam-se e recheiam-se com camarões cortados em vários pedaços e um pouco de molho de cocktail.

As malaguetas frescas podem ser consumidas assim ou serem secas, ao ar ou de preferência ao sol, para durarem mais tempo. Ou podem ainda ser conservadas em azeite, ao qual se deve juntar um pouco de sal e uns dentes de alho picados.



P.S. Depois da partilha deste post no Facebook, voltei ao mercado para novo abastecimento de malaguetas, tais foram as encomendas. E desta vez comprei dez saquinhos, uns mais sacanas que outros, e com direito a "bacela". Que o mesmo é dizer, com direito a mais umas quantas malaguetas para além das que cabem no copo, a unidade de medida.

Comentários

Mensagens populares