Moçambique: uma aula de matemática debaixo de uma mangueira

Primeiro fotografei a sala-árvore de longe, quando me preparava para visitar a Escola Comunitária Sagrada Família, a funcionar ali ao lado. No regresso, com os miúdos em intervalo ou com a aula já terminada, aproximei-me e perguntei ao professor se podia fotografar a sua sala, instalada debaixo do que me pareceu ser uma mangueira. Fazia tanto calor, quase 40 graus (e uma tempestade tropical prestes a chegar), que não lhe perguntei mais nada (e tantas perguntas que gostava de lhe ter feito). Li apenas o sumário no quadro negro, encostado ao tronco da árvore: lição 33 de Matemática, dada no dia 8 de Março de 2018 (que foi Dia Internacional da Mulher mas para mim foi mais Dia da Criança) e dedicada à medição de ângulos (que podem ser agudos, retos, obtusos e rasos). E fotografei os alunos, o que não foi fácil, pois eles riam-se tanto e aproximavam-se tanto que só me restava rir com eles.
Calcula-se que existam em Moçambique, dados de 2016, cerca de 7 mil turmas e cerca de 400 mil alunos que têm aulas debaixo de mafurreiras, cajueiros, acácias ou mangueiras, com capulanas colocadas sobre o chão de terra a substituir as cadeiras e as pernas dobradas e os joelhos a servirem de secretária (reportagem recente da BBC Brasil sobre o assunto aqui). Esta por onde passei fica em Marracuene, a 30 quilómetros da capital.











Comentários

Mensagens populares