Há um novo hotel de cinco estrelas no Mosteiro de Alcobaça
Durante a viagem à Jordânia, em Março deste ano, cruzei-me inesperadamente em Aqaba, o único porto e única estação balnear do país, à beira do Mar Vermelho, com a viatura do Presidente de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, na altura por ali em visita oficial (notas de viagem aqui). Em viagem recente a Malta, passei, na capital Valletta, pelo carro estacionado da comitiva portuguesa presente no 17º encontro informal do Grupo de Arraiolos, liderada pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa. E no último sábado, dia 19, cruzei-me com Marcelo e o seu "querido irmão Presidente" Nyusi, no Centro de Portugal. Motivo? A inauguração do Montebelo Alcobaça Historic Hotel, do grupo Visabeira, instalado no agora recuperado Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, um edifício do século XII que é desde 1910 Monumento Nacional e desde 1989 Património Mundial da UNESCO.
E na inauguração do novo hotel da Montebelo Hotels & Resorts, um investimento de 24,5 milhões de euros, estiveram presentes, para além dos dois presidentes (com Marcelo a celebrar "a excelência do turismo português e moçambicano e a excelência da fraternidade entre duas pátrias" e Nyusi a falar de um "casamento perfeito entre a História e o turismo"), ministros dos dois países, o Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Américo de Aguiar, que benzeu o novo cinco estrelas, e Eduardo Souto Moura, o "mestre", assim lhe chamou Marcelo, que assina o projecto do Montebelo Alcobaça Historic Hotel e também o design do mobiliário e a decoração do espaço.
Souto Moura, que ganhou em 2011 o prémio Pritzker, o prémio maior de Arquitectura e que em Alcobaça tentou resumir sete anos de trabalho a dois minutos de discurso, inspirou-se no minimalismo e no desapego da vida conventual quando pôs mãos à obra para recuperar o muito degradado Claustro do Rachadouro, limpando as várias intervenções recentes e recuperando o espírito que marcou o monumento ao longo dos séculos. E o agora recuperado claustro acolhe 91 quartos, instalados nas antigas celas dos monges da Ordem de Cister (entre singles, duplos, familiares, suites e uma master suite), uma sala para eventos na antiga biblioteca, um restaurante, uma piscina interior e uma zona de SPA.
O Montebelo Alcobaça Historic Hotel, que tem quartos para dois a partir de 135 euros agora no Outono (mais informações no site e reservas através do 232420000), é o sétimo hotel do grupo Visabeira em Portugal, que em Janeiro voltará a crescer com a inauguração de mais uma unidade hoteleira no Chiado, em Lisboa. Em Moçambique, o grupo, que está presente em 18 países, tem seis hotéis, sendo o último a entrar na lista o Montebelo Milibangalala Bey Resort, localizado à beira Índico, no Parque Nacional de Maputo.
DR Visabeira |
Comentários
Enviar um comentário