Panorâmico de Monsanto: a melhor vista sobre Lisboa

Há edifícios abandonados tão fotogénicos que é difícil resistir-lhes. É o caso do Panorâmico de Monsanto, em Lisboa (ou dos velhos hotéis da Ilha de Santa Carolina e da reserva de Pomene, os dois em Moçambique e já por aqui partilhados). E ainda mais fotogénico se lhe juntarmos uma localização privilegiada e talvez a melhor vista da cidade.
Localizado na Estrada da Bela Vista, o agora Miradouro Panorâmico de Monsanto foi, a partir de 1968 e até ao seu encerramento, em 2001, um restaurante chique projectado pelo arquitecto Chaves da Costa e que chegou a receber clientes tão famosos como David Bowie. E foi depois disso discoteca, bingo, escritório de uma empresa de filmagens e armazém de materiais de construção (e até esteve para ser a sede do Centro de Comando e Controlo Operacional).
O edifício, com cerca de sete mil metros quadrados e propriedade da Câmara Municipal de Lisboa (que o limpou e o tornou mais seguro, atenuando alguns sinais de vandalismo e destruição), está aberto ao público desde Setembro do ano passado, todos os dias das 9h às 19h (e até às 18h no Inverno, sempre com entrada livre e parque de estacionamento disponível). E lá, podem os visitantes encontrar – que são alguns, mesmo numa segunda-feira ainda fria e com alguma chuva – um painel cerâmico em alto relevo de Manuela Madureira (à entrada, e geralmente atribuído erradamente a Querubim Lapa), graffits vários espalhados um pouco por todo o lado, alguns pensamentos mais ou menos filosóficos ("Olho para ti não te vejo"), uma ou outra declaração de amor, uma escadaria agora protegida por um gradeamento e no andar de cima um painel que retrata Lisboa antes do terramoto de 1775. E bem, também a tal vista irresistível, de 360 graus sobre a cidade.







































Amoreiras 360 Panoramic View, localizado no topo das torres das Amoreiras, a 174 metros de altura, com acesso pelo piso 2 do centro comercial, junto à loja Area (mais informações sobre preços dos bilhetes e horários aqui), o miradouro do Pilar 7 – Centro Interpretativo da Ponte 25 de Abril, inaugurado em Setembro do ano passado e com acesso pela Avenida da Índia, em Alcântara, nas traseiras do Village Underground (de Maio a Setembro está aberto das 10h às 20h, o resto do ano até às 18h, bilhete normal a 6 euros, mais informações aqui), e o Arco da Rua Augusta, a receber visitantes desde Agosto de 2013 (bilhetes a 2,50 euros), são outras opções para o tira teimas de qual a melhor vista sobre Lisboa.


Comentários

Mensagens populares