Uma visita especial ao Kruger Park (e outras coisas mais)
A propósito da segunda visita do nosso afilhado da Beira a Maputo, lembrei-me de uma reportagem do viajante e jornalista norte-americano Seth Kugel sobre Moçambique. Kugel, que foi de 2010 a 2016 o Frugal Traveler do The New York Times, relata num texto publicado em Fevereiro de 2014 um surpreendente encontro na praia do Tofo com cinco crianças que nunca tinham ouvido falar de pizza (no caso era de pepperoni e estava nas fotos do seu telemóvel, que os miúdos lhe tinham pedido para ver).
Também ao nosso visitante, um rapaz mais velho do que as crianças do Tofo, a palavra pizza não dizia, até há pouco, nada. O que se resolveu facilmente, durante a estadia na capital, com um almoço na esplanada do Mundos e com uma pizza de ananás e presunto.
E já que estávamos numa de experimentar coisas novas fomos também ao sushi do Zambi (que tem disponível à hora do almoço um buffet de sushi e ao jantar sushi à la carte) e ao buffet de domingo do restaurante do restaurado Montebelo Girassol, da empresa portuguesa Visabeira. Ali, junta-se a vista sobre a baía a algumas especialidades imperdíveis da cozinha portuguesa (há leitão, há pratos de bacalhau), internacional e moçambicana.
Experiências gastronómicas à parte, iniciámos o nosso rapaz em matéria de animais selvagens – que apesar de viver em África e não muito longe da Gorongosa nunca tinha visto. O destino escolhido, depois de tratado o passaporte, foi o Kruger National Park, na África do Sul, e este mais uma vez não nos desiludiu.
Eu fiquei feliz por finalmente, à quarta vez no Kruger, ter completado com o leão a lista dos big five num só parque. Na realidade, com cinco leões de uma só vez (três adultos e duas crias), mesmo à beira da estrada e entre os carros e a comerem algo verdadeiramente fedorento. O nosso companheiro de viagem ficou feliz pelos leões (eu tinha-lhe dito que a probabilidade de os ver não era grande) mas também pelos elefantes, pelas girafas, pelos macacos (imensos), pelos búfalos e até pelas impalas, que são sempre aos milhares. Depois disto, não corre o risco de confundir um hipopótamo com uma cabra, como fez o miúdo mais novo do grupo com quem Seth Kugel se cruzou. Tinha sido fotografado uns dias antes também na África do Sul e estava no telemóvel, juntamente com a pizza.
Comentários
Enviar um comentário