Moçambique: a banhos em Chizavane

A praia de Chizavane, a 255 quilómetros de Maputo (245 na Nacional 1 e os últimos dez em estrada de terra batida, o que requer um 4x4) e 40 a norte de Xai-Xai, é um dos pedaços do litoral da província de Gaza – a sul fica Chongoene, praia também protegida por uma barreira de coral, a norte Chidenguele, com lagoas e dunas de areia. E o lodge Nascer do Sol, vizinho do Zona Braza, foi o local escolhido para três dias de descanso à beira-mar.
E foram dias quentes mas um pouco enevoados, sem direito a ver o nascer ou o pôr-do-sol, mas com banhos na lagoa de águas tranquilas que se forma na maré vazia, com uma tempestade forte no último dia e antes disso com bons momentos gastronómicos proporcionados por frutos do mar acabadinhos de apanhar e comprados logo ali no areal. Os mexilhões, que haviam de ser cozinhados no nosso chalet, o Angelfish, com muito tomate e cebola (comprados no restaurante La Veranda como salada e transformados num refogado), custaram 150 meticais (menos de dois euros), as ostras foram vendidas a 10 meticais cada (cerca de 12 cêntimos de euro). Só faltou o limão, que para a próxima (se houver) há-de seguir na bagagem.
O sossego de  Chizavane é garantido, mesmo num fim-de-semana prolongado por causa do feriado municipal em Maputo. E só foi interrompido - e ainda bem que o foi - por causa de um casamento que usou a praia para os vídeos (e que bem que ficava o noivo a correr atrás da noiva) e as fotografias da praxe. Claro que não resisti e acabei a fotografar noivos e convidados (e a ser fotografada também) e a fazer amizade com uma antiga professora primária de Xai-Xai, agora reformada, a quem prometi enviar algumas fotos ("Gostei muito de vos conhecer e acho que podíamos ficar compadres").
O regresso a Maputo foi tranquilo e mais uma vez aproveitei a minha condição de copiloto para ir observando a paisagem, onde abundam os car wash (ou kar wash), as carpintarias ou os salões de beleza (alguns vendem extensões) e onde aparecem volta e meia instituições como a Escola de Formação Bíblica para Obreiros Moçambicanos. E as bancas que vendem frutas e legumes, castanhas de caju ou frascos de picante. Vale a pena fazer uma pausa no mercado da Macia e seguir viagem com o carro a cheirar a manga e carregado de cebolas frescas, tomates, duas ou três batatas-doce (não há das outras) e couves para um caldo verde - não vão as saudades de Portugal apertar.
































































Nascer do Sol, inaugurado em 1998 por Peet e Erma Jansen Van Vuren como retiro para missionários (os dois trabalharam como missionários em Maputo depois da guerra), tem um restaurante, uma pequena mercearia, 14 casas equipadas com cozinha e barbecue no exterior e preços para dois a partir de cerca de 50 euros por dia (as mais antigas estão um pouco "cansadas", como alguns dirão por cá, mas há algumas mais recentes). E tem ainda 12 cabanas para acampar sem tenda mesmo junto à praia, por um orçamento mais reduzido. Mais informações e reservas através do +258 282 64500 ou no site.

Zona Braza Beach Lodge, logo ali ao lado, tem um bar na praia, piscina e alojamentos para 2, 4, 6 e 8 ou 10 pessoas a partir de 1740 meticais (época baixa) ou 1860 (época alta) para dois. Reservas através do +258824805388.



Comentários

Mensagens populares