Zanzibar: corridas com miniaturas de dohws em Jambiani











Quando cheguei à praia de Jambiani e me instalei no Mamamapambo Boutique Hotel para uma estadia de três dias na costa sudeste de Zanzibar, já sabia que por ali os miúdos se divertem com pequenos barcos feitos de madeira e velas de plástico - que imitam os verdadeiros dohws, os barcos de pesca tradicionais desta zona de África. Tinha lido a descrição das suas brincadeiras ao final da tarde e das competições de velocidade que fazem nas águas do Índico no blogue Viajar entre Viagens, enquanto preparava a estadia de nove dias na ilha.
Sabia que tinha de os encontrar e não foi preciso ir longe. No final do primeiro dia ali estavam eles, um grupo de cinco, com as suas vozes a encherem a praia e a chegarem até nós. Juntei-me a eles, não com um barco para competir mas com a máquina fotográfica a pedir para ser usada. E eles colaboraram e riram ao ver as fotos. E riram ainda mais quando um deles, o único que não tinha barco, pediu para ser fotografado com uma pequena peça de metal que trazia consigo a tapar-lhe os olhos. E depois lá voltaram à tarefa de pôr as suas miniaturas de barco a navegar.
Jambiani é uma aldeia de homens pescadores e de mulheres cultivadoras e apanhadoras de algas (e de muitas crianças que, para além das corridas de barcos, usam a longa praia rodeada de coqueiros para pular, correr ou jogar à bola). As suas casas são feitas de pedra de coral e de telhados de chapa e num deles repousavam na manhã seguinte, ao sol, as embarcações que na véspera se tinham feito ao mar.


Comentários

Mensagens populares