#5 Moçambicanos - Daudo Amisse, Ilha de Moçambique
Daudo Amisse nasceu há 23 anos no Hospital das Chocas, na parte continental em frente à Ilha de Moçambique. Tem 13 irmãos, dos quais 9 são filhos do seu pai e da sua mãe. O pai, que faleceu ainda novo, estava sempre a trabalhar, era carpinteiro, fazia mesas, estantes ou camas, mas também foi empregado de "brancos" que tinham na Ilha uma "casa grande que vendia bicicletas". A mãe continua a viver no Mossuril e vai sendo ajudada por Daudo. Depois de ter aprendido o ofício de alfaiate muito novo e de ter sido "enxotado de um jeito que não esperava" pelo último mestre com quem trabalhou, que lhe pagava "migalhas", acabou por montar em 2022 um negócio próprio, num espaço junto ao Mercado Municipal, onde antes existiu um take away. E acha que isso foi a coisa mais feliz que lhe aconteceu.
Considera que o negócio, onde faz de tudo, peças novas por encomenda mas sobretudo arranjos e "diminuir roupa", vai indo "aos empurrões". Daudo cobra 600 meticais (cerca de 8,50 euros), com tecido incluído, para fazer um uniforme escolar completo, composto por calças, camisa e gravata (ou 250 se o cliente levar o pano). E ajuda mesmo quando não podem pagar: alguns pagam mais tarde, outros não e ele deixa estar. Quando começou a trabalhar começou por fazer coisas simples, como bainhas nas capulanas. Agora faz até casacos, mas só com modelo. E também com a ajuda da Internet: vai assistindo a vídeos enquanto está a costurar.
Daudo começou a estudar aos 10 anos, sendo que antes disso fazia alguns trabalhos com um irmão. E ainda não terminou, o que há-de acontecer "se Deus quiser". Está agora matriculado no 10.º ano em regime nocturno, na Secundária da Ilha. E Daudo gosta de viver na Ilha e gostava de ter condições para conseguir ficar por ali. Também gostava de ter muitos filhos. Por agora tem uma de um ano e meio, que vive com a mãe e que ele visita todos os dias.
[Daudo Amisse pode ser contactado pelo +258 844290916]
Comentários
Enviar um comentário