Cinquenta!

É oficial. Com um currículo feliz em matéria de viagens, com cerca de 40 países visitados, muitas repetições e sobretudo uma colecção de histórias e de pessoas que guardo para a vida, chego hoje aos 50 anos. Ou pelo menos chego aos 50 em Portugal. Em Moçambique, país onde a esperança média de vida está abaixo dos 60, fico-me no máximo pelos 34.
Na primeira ida ao mercado de Xipamanine (onde entretanto já regressei e onde voltei a ver cobiçados o aparelho dos dentes e o cabelo) houve quem achasse que eu tinha 32, mesmo depois de dizer a idade do filho (20) que tinha ao lado. Na semana passada, uma amiguinha de 15 anos a quem perguntei a idade da mãe ("Acho que tem 38 mas não tenho a certeza. Vou perguntar-lhe.") achou, depois de pensar um pouco, que eu tinha 34. E quando me desatei a rir mudou para 27. Também entre 27 e 30 foi como um pescador e marinheiro que me havia de levar à Xefina me descreveu uns dias antes a um amigo português que tem em Maputo. Pelo que está decidido: se os difíceis 50 me deprimirem mudo-me de vez para África, talvez para a especial Ilha de Moçambique (brevemente por aqui), onde decidi voltar para comemorar a data.



Ilha do Ibo, Quirimbas, Moçambique, Agosto 2013, com o contador de histórias João Baptista


Robben Island, Cidade do Cabo, Abril 2016

Victoria Falls, Zâmbia, Agosto 2016

Atelier de Reinata Sadimba, Maputo, Agosto 2017

Mural de Malangatana no exterior do Museu de História Natural, Maputo, Novembro 2017


PS - Afinal são 43 os países visitados (dez em África), em cinco continentes, o que corresponde a 17 por cento do mundo. Contas feitas entretanto no mapa disponibilizado no Alma de Viajante.



Comentários

Mensagens populares