Diário do regresso a Moçambique, dias 8 e 9 - Maputo

Depois de um encontro com Anita, que vende saquinhos com doses individuais de folha de chá, açúcar e leite em pó na Rua Fernando Ganhão, junto ao Jardim dos Cronistas, mais conhecido por Parquinho (“Até amanhã. Se passar há-de encontrar-me aqui.”) ou com três homens sentados num passeio da Rua da Frente de Libertação de Moçambique à volta de um tabuleiro de damas mas sem estarem a jogar (“Esses que jogam bem ainda não chegaram.”), foi o dia dedicado a um périplo por lojas de Maputo que vale a pena visitar. Começou este pela Celo, um projecto que nasceu vai fazer cinco anos pela mão do brasileiro Marcelo e que vende mapas de Moçambique ou África feitos com pedaços de livros pela artista Lara Freitas, móveis por medida, esculturas em madeira feitas por artesãos que trabalham para a loja ou peças da ceramista Reinata Sadimbi.

E prosseguiu esta volta dedicada ao shopping pela Lanas Mozambique, criada pelas francesas Nádia e Stephanie e que pertence agora a quatro sócios e costureiros moçambicanos que criam almofadas, puffs, sacos e outras peças em capulana. Fica mesmo ao lado da agência funerária Ebenezer, que tem à porta um cartaz com o slogan “Enxugamos lágrimas”, também escrito em inglês e em língua changana (“Hi sula a milhote”). E ainda pela Mozambique Good Trade, que vende produtos alimentares e de cosmética produzidos em Moçambique, entre piri piri sacana ou açafrão, arroz integral ou farinhas de caju, mandioca ou das leguminosas mapira e mexoeira, cultivadas sobretudo em zonas de sequeiro, onde o milho não consegue prosperar. A terminar, passagem pela Mozkito, também de artigos em capulana, sobretudo sacos e bolsas, e que tem loja numa casinha ao fundo de uma entrada na 24 de Julho que quase passa despercebida.















A Celo fica no 213 da Rua de Fernão Lopes e está aberta de segunda a sexta das 9h às 19h e sábado das 9h às 16h. Mais informações através do 00258 842293532 ou na página do Instagram.

A Lana’s Mozambique fica da Rua Agostinho Neto, 16, e está aberta de segunda a sexta das 9h30 às 17h e sábado das 9h às 14h. Mais informações: 00258 840562602.

Na Avenida Kim Il Sung, 22, fica a Mozambique Good Trade, um projecto do português Diogo Lucas, nascido em 2017. Mais informações no site, onde está disponível o catálogo dos produtos. Do mesmo género existe também a loja Daqui!, localizada na Avenida Francisco Orlando, 704, ao lado do restaurante Txapo Txapo. 

A Mozkito, um projecto da artesã Luísa Coelho, funciona de segunda a sexta das 9h às 12h e das 13h às 16h, sábado das 10h às 13h. Fica no 714 da Avenida 24 de Julho e não aceita pagamentos com cartões.


Comentários

Mensagens populares